sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O que é a Internet das Coisas? Entenda o conceito e o que muda com sua chegada.


“Internet das Coisas” é a nova onda tecnológica que tem como objetivo estabelecer uma interação entre objetos inteligentes por meio da Internet. É, em ultima instância, a possibilidade de comunicação entre todos os objetos existentes, enviando e recebendo dados e informações com o intuito de facilitar nossas vidas.

Diariamente surgem eletrodomésticos, automóveis, e até tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores, tablets e smartphones. 

trava

Fechaduras inteligentes, por exemplo, permitem configurar senhas, permitindo que o usuário dê acesso a terceiros, a medida que desejar. Se a pessoa estiver viajando, por exemplo, pode definir o horário que um funcionário deve entrar e sair. Os criadores da engenhoca garantem que a Genie Smart Lock é simples de se instalar e não necessita de assistência especializada para isso. O aparelho tem encaixe desenhado para fechaduras de 54 mm, o tamanho tradicional. O aplicativo que controla a fechadura é compatível com qualquer smartphone que possua Android e Bluetooth 4.0.

A Internet das Coisas defende a criação de ambientes inteligentes responsáveis por realizar tarefas do nosso cotidiano, como verificar o que há na geladeira, fazer uma lista de compras, acessar o site do supermercado e fazer as compras por você.

No futuro, haverá uma rede composta exclusivamente de objetos em interação, que resultará na automatização de diversas tarefas e trocas de informações.


A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só, através dispositivos que se comuniquem com os outros, os data centers e suas nuvens. Aparelhos vestíveis, como o Google Glass e o Smartwatch 2, da Sony, transformam a mobilidade e a presença da Internet em diversos objetos em uma realidade cada vez mais próxima.

Como funciona Internet das Coisas:

A Internet das Coisas funciona conectando ser através de tecnologia de comunicação sem fio, como por exemplo RFID, a mais simples e barata de todas, envia informações para leitores RFID que podem estar conectados à Internet. Podem conectar-se diretamente a rede através de WiFi ou Tecnologia celular, 3G, LTE/4G, etc.

Pode conectar-se ainda à smartphones através de bluetooth ou outros tipo de sensores que permitam a comunicação entre máquinas (M2M) como sistemas de trânsito, pagamentos online ou microchips para animais de estimação.




Onde a Internet das Coisas esta presente:

A conexão entre objetos já é realidade em muitos aspectos de nosso cotidiano, com máquinas trocando informações com diferentes objetivos.

Na sua casa:

Objetos dentro de casas inteligentes falaram entre si para facilitar nossa vida. O despertador avisará a cafeteira que a pessoa está prestes a acordar e que deve-se começar o preparo do café. Enquanto isso a geladeira cria uma notificação de que está na hora de fazer as compras e o despertador avisa o usuário de suas tarefas do dia antes mesmo de levantar da cama.




Além é claro de controlar temperatura ambiente, iluminação, irrigar sua plantas, alimentar os animais de estimação e todas aquelas tarefas respetivas e desagradáveis que precisam ser feitas.




Na rua:

Sensores de ré, velocidade e distância, faróis automáticos e outras tecnologias já estão presentes em alguns automóveis. A Internet das Coisas, no entanto, pretende normalizar carros independentes, que dirijam sozinhos, criem rotas alternativas e façam a previsão do tempo de viagem, por exemplo.


Vista do veículo e seus computadores durante testes

 
No trabalho:

Ao invés de teleconferências, a evolução da computação possibilitará a criação de hologramas para estabelecer reuniões à distância.

Conselho Jedi em reunião holográfica


Numa das cenas antológicas de Guerra nas Estrelas, foi o suficiente para tornar-se um ícone do cinema. A cena entrou para o imaginário coletivo por mostrar algo que, até hoje, só a ficção científica poderia materializar: um holograma perfeito. Ou, traduzindo, uma imagem em movimento, projetada em três dimensões, que reproduz pessoas e objetos como se estivesse presente. Mais de 30 anos depois de o filme ter sido lançado, a holografia está deixando de ser uma miragem tecnológica. Num recente avanço tecnológico, um grupo, da Universidade do Arizona, desenvolveu um sistema que capta cenas em três dimensões e as reproduz em outro lugar, em qualquer parte do mundo. O modelo pode ser definido como a telepresença holográfica.

Nas compras:

Eletrodomésticos da cozinha, por exemplo, poderão identificar a falta de algum alimento e realizar a compra em um supermercado. Você poderá passar em um drive-thru e apenas recolher os produtos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário